Filmes e seriados são base de entreterimento que unem pessoas ao redor do mundo. Muitas vezes, sendo educativos, e mudando nossos conceitos e idéias próprias a respeito da vida. Chegam até mesmo a nos emocionar. Este blog é organizado por um grupo de estudantes de Jornalismo e Relações Públicas, residentes em Belo Horizonte/Betim, MG. Diogo Leão, Lorena Diniz, Luiz Henrique, Sabrina Assumpção e Thiago Alves, juntos, convidam à você, querido leitor a ler, comentar e mergunlhar nesse mundo ilimitado!



sábado, 15 de maio de 2010

O Caçador de pipas

O filme, produzido em 2007 é feito sobre a história do livro de Khaled Hosseini. A história é o drama de um garoto afegão, Amir, que era rico, porém orfão de mãe. Seu melhor amigo, Hassan, era filho de um dos servos de seu pai de etnia Hassara. Ambos participam em um campeonato de pipas em Cabul, o qual ganham. Hassan vai buscar uma das pipas que tinha caido durante o campeonato para presenteá-la a seu amigo. No trajeto ele é estuprado por Assef. Amir de longe testemunha o fato, mas faltou coragem para intervir, e fingiu não ter conhecimento do fato. O sentimento de culpa por não ter intervido na violência praticada contra o amigo vai minando o sentimento de amizade que Amir tinha por Hassan. Certo dia Amir esconde alguns objetos na cama de Hassan para acusá-lo de roubo. O pai de Hassan envergonhado pelo filho ter sido acusado de roubo decide deixar de trabalhar para a família a qual tinha servido por anos.

No desenrolar da história os soviéticos invadem o Afeganistão. Como o pai de Amir era conhecido como anti-comunista, ele abandona o país com Amir e vão para os EUA. Nos EUA Amir cresce, estuda na universidade e se casa e seu pai morre.

Após a morte do pai de Amir, este recebe um telefonema desde o Paquistão, se tratava de um amigo de seu pai. Como consequência, Amir empreende uma viagem, descobre que Hassan também era filho de seu pai com outra mulher e não do servo que ele imaginava. Que Hassan tinha casado, mas tanto ele quanto sua esposa tinham morrido nas mãos dos talibans, mas deixaram um filho. Este filho de Hassan, sobrinho de Amir, se encontrava nas mãos de Assef, o mesmo que violentou Hassan. Uma aventura perigosa significou o resgate de seu sobrinho, que foi levado para os EUA e adotado por Amir e sua esposa.

O filme ressalta os valores da amizade e da liberdade. Existem cenas de diálogos onde Hassan jura e prova sua lealdade a Amir, cenas onde Hassan reprova as idéias de Amir sem demonstrar ofensa a amizade. Sobre a liberdade temos em parte do filme o cenário de um Afeganistão destruido tanto pelas ditaduras soviéticas quanto taliban, cenas de pessoas sendo apedrejadas por terem cometido adultério.

O filme é forte, porém muito rico em valores.


Um comentário: