terça-feira, 8 de junho de 2010
Especialíssimo: Master Diogo Bean, o filme
sábado, 5 de junho de 2010
O Silêncio dos Inocentes
quarta-feira, 2 de junho de 2010
MERLIN – 1ª Temporada
O Contexto Medieval Envolvido em Magia
Já é de costume filmes que abordam a época em que grande parte poder do Estado se concentrava nas mãos de reis, que, eram servidos pela maior parte da população num sistema de pirâmide hierárquica imutável. Seriados neste contexto são raros, e Merlin faz parte dessa exceção.
A essência da história deste seriado dá continuidade a original. Merlin, um menino druida, passa a morar em Camelot como servo de Arthur, filho do rei Uther. Seu destino é proteger Arthur até que este assuma a coroa real. Entre guerras surpresas e batalhas contra criaturas desconhecidas, Merlin passa a ser um conselheiro indireto de Arthur devido a sua incomparável sabedoria, além de livrar o príncipe várias vezes da morte, através de sua magia oculta, pois, esta fora proibida no reino de Camelot desde o início do reinado de Uther.
Mesmo sendo um seriado que envolva muita fantasia, Merlin não deixa de ter bastantes pontos em comum com o que fora na Idade Média. Primeiramente, pela hierarquia das cidades – que já comentara anteriormente. Fica clara a posição dos servos, inclusive, Merlin se encaixa nessa área. O servo trabalha fielmente para o príncipe e nota-se o respeito que esse tem para com o seu senhor, bem da maneira que fora no século X. Além do mais, a coroa é passada de pai para filho, assim como é previsto de se ocorrer com Uther para Arthur.
Fora isso, não posso deixar de comentar a respeito de Gaius, que seria uma espécie de padrinho de Merlin, ensinando este a viver sem a magia. Gaius representa é uma espécie de curandeiro e estuda a cura pra diversas novas situações que apareçam de diferente no reino de Uther. Isso tudo, representa a ciência, que se formos analisar pela história, de fato estava sofrendo uma evolução na época.